quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

Configurando o Windows para escrever Chinês

Já aviso que este site não tem a intenção de se dedicar a uma plataforma específica como o Windows. Mas por ser este o sistema operacional que eu uso, vou publicar a dica que eu conheço para digitar em chinês. Sua contribuição para outros sistemas operacionais é bem vinda, me envie um comentário se desejar.

Normalmente o iniciante em chinês é bastante curioso a respeito de como se faz para escrever em chinês no computador. É muito simples se você sabe como pronunciar os caracteres em Pinyin, ainda que se precise dedicar um pouco de atenção para ter certeza de que tudo funciona bem.

Em primeiro lugar, coloque o CD de instalação do Windows XP no leitor de CD (não tem CD de instalação? Que coisa feia... Mas dependendo da versão do Windows, tem solução: clique aqui)
1. Clique em Iniciar e em Painel de Controle.
2. No Painel de controle, clique em Opções regionais e de idioma.
3. Na aba Idiomas, ative a opção Instalar arquivos para idiomas do Leste Asiático e pressione OK.
4. Siga os passos da instalação e reinicie seu computador.
Depois de reiniciar o computador, prossiga
5. Vá em Iniciar > Painel de Controle > Opções regionais e de idioma > aba Idiomas.
6. Clique no botão Detalhes. Na janela Adicionar idioma de entrada, no campo Idioma de entrada, selecione Chinês (PRC). No campo Layout do teclado/IME, selecione Chinês Simplificado – Microsoft Pinyin IME 3.0. Pressione OK.
A tela final ficará mais ou menos assim (peço desculpas pois meu Windows está em inglês):


Você poderá alternar as línguas presionando Alt+Shift simultanemente. Quando o Chinês estiver selecionado, a barra de ferramentas ficará assim:
Neste momento experimente digitar "nihao" no seu editor de texto para ver se você obtém 你好。


Esses passos assumem que você quer usar o Pinyin como método de entrada para caracteres simplificados. Se houver demanda posso pesquisar e publicar como digitar caracteres tradicionais também, portanto comente!

5 comentários:

  1. Pra Mac OS X:

    1 - Não precisa instalar nada, vem embutido no sistema.

    2 - Pra habilitar vá em: System Preferences -> International -> Input Menu, ligue o "Pinyin" dentro de "Traditional Chinese", é bom ativar a opção "Show input menu in menu bar" pra saber o que está sendo usando.

    3 - O tal "input menu in menu bar" é um símbolo ou bandeira no canto superior direito da tela, clique nele pra mudar pra "Pinyin" e comece a digitar o mesmo "nihao" do exemplo.

    4 - Pra voltar a escrever da forma ocidental mude de Pinyin pro layout de teclado de antes.

    Em Linux a mágica se chama "scim", mas eu só usei o módulo Japonês "anthy", não sei os detalhes pra Chinês.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ronaldo!
    Bem-vindo ao Blog e obrigado pela contribuição...

    ResponderExcluir
  3. Encontrei esta ferramenta online hoje, ela também permite digitar o texto em Pinyin e gerar os caracteres sem instalar nada no Windows (ou outro sistema operacional, para todos os efeitos).

    http://www.mdbg.net/chindict/webime2.php?ime=mand_simp

    A desvantagem é que esta ferramenta online não aprende as combinações mais comuns, por exemplo "nihao ma". Tem que digitar "nihao" e depois "ma" sempre, enquanto que no computador só precisa digitar separado 1 vez, depois disso ele aprende a combinação e basta digitar tudo junto.

    ResponderExcluir
  4. Não tem a opção chinês no meu idioma de entrada ! como faz ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!