terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Como os chineses dão nomes aos filhos

Baseado nas perguntas feitas pelo Ronaldo a respeito dos nomes chineses, compartilho com todos as respostas que me deram alguns amigos chineses.

1) Como os chineses escolhem os nomes de seus filhos?
Resposta: Normalmente o nome escolhido representa bons desejos ou algum sentido significativo em relação a alguma coisa, alguma época, ou outros.
Se nascido em uma família pobre, seus pais desejam que você seja rico, saudável, que tenha uma vida melhor. Já em uma família rica, os pais desejam que você mantenha a riqueza, se torne um governante, etc.
Algumas vezes, dá para julgar o histórico da família de uma pessoa através de seu nome.

2) Quais são as diferenças mais comuns entre os nomes masculinos e femininos, ou seja, como eu posso saber se uma pessoa é homem ou mulher apenas vendo seu nome?
Resposta: Tradicionalmente, podemos sim saber se alguém é homem ou mulher só pelo nome. Pais desejam às filhas que sejam bonitas, graciosas, ou outras características delicadas, e aos filhos que sejam fortes, poderosos, masculinos, etc. Mas quando eles desejam que seja sábio ou outras características que podem ser tanto de um homem ou de uma mulher, é difícil julgar o sexo pelo nome. Exemplos:
芳 (fragância),丽 (linda),雯 (nuvens multicoloridas) são usados em nomes de mulheres.
刚 (firme),强 (forte),武 (marcial) são usado em nomes de homens.
华 (magnificente),星 (estrela) são neutros.

3) Os nomes variam significativamente entre dialetos? Ou seja, posso saber se alguém é de Beijing, Shanghai ou Hong Kong pelo nome?
Resposta: Não, os nomes escritos não variam regionalmente, somente a pronúncia.
Já os sobrenomes sim, ajudam a adivinhar de onde a pessoa veio, mas hoje em dia é mais difícil acertar devido à imigração em larga escala que aconteceu na China.

8 comentários:

  1. Fernando,
    Salve!
    Muito interessante sua trajetória!
    Parabéns!
    Divulgue suas experiências de vida para que outros possam desfrutar.
    Receba meu abraço,
    Leal -66-
    aprendiz em todas as instâncias da Vida.
    ep-leal@uol.com.br
    http://sinapseslinks.blogspot.com
    Taubaté-SP
    *

    ResponderExcluir
  2. E ae Fernando! Tduo tranquilo kra?

    achei teu blog agorinha e to louco lendo tudo!

    meu nome he David, 21 anos, to morando na China, em DongGuan...

    to estudando mandarim, sou louco por idiomas e esse ta sendo um puta desafio!

    me add no msn se der ok?

    david_firemanchina@hotmail.com

    parabens pela inicitavia, quando ler todo o blog eu te aviso!

    abracao!

    ResponderExcluir
  3. ola fernando,
    vc dedica mesmo ao mandarim =P
    pra mim mandarim e so um pouco dificil ainda, mesmo sendo chinesa u_u
    falo mesmo e o dialeto de taishan e de hong kong/macau
    e portugues pt e br =P
    sou alice, tenho 13, ja li quase todo o blog xD, to morando em macau
    boa sorte ai, e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  4. alias, nao sei ler o chines simp, sei ler e so o chines trad, engracado e q o chineses da china nao sabem escrever o trad. mas sabem o simp, mas ao menos sabem ler, mas os de hong kong, macau e taishan o contrario xD

    ResponderExcluir
  5. amei seu blog ta de parabéns, é muito bom saber que tem gente que admira a cultura oriental!!!

    fiz um site da teresa teng, do jackie chan e da s.h.e.... hehe

    www.teresateng.xpg.com.br
    www.jackiechanmusic.oi.com.br
    www.she-brasil.cjb.net

    os três ainda estão em manutenção mas da para acessar

    achei uma tradução da teresa muito linda!

    valeu
    白白

    ResponderExcluir
  6. Olá Fernando, estava pesquisando na net e encontrei seu blog. Gostei mto das informações. Sou descendente de chineses e há um ano resolvi aprender a língua dos meus pais.
    Ainda não me dedico totalmente, mas já entendo melhor qdo ouço.
    Parabéns e feliz ano novo chinês pra vc e sua família!!!
    este é o meu msn: saskia.zavie@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi oi Fernando!

    Meu nome é Ananda e eu keria saber como escrevo o meu nome em chines!

    É Ananda mesmo viu?? nao é Amanda nao!

    Xau xau! Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!