terça-feira, 2 de janeiro de 2007

Chineses também querem aprender português

Eu poderia começar a enumerar razões pelas quais devemos estudar chinês, uma delas sendo o crescimento das relações comerciais entre nossos países e a China. Mas isso fica para um post futuro.

O que eu quero ressaltar para vocês é o que passa desapercebido por muitos, que é justamente que os chineses também querem aprender português, pelos mesmos motivos, como se pode ver nos seguintes sites:

“A economia é o motor do aumento do interesse pelo português”, através da “vontade de se fazer negócios com o Brasil e com África”. – 12/01/2005
Ensino do português vai ser alargado a mais universidades chinesas – 11/04/2006
Chineses aprendem português em Lisboa – 15/09/2005

Claro, nem todos os chineses... Mas suficientes para abrir oportunidades de aprendizado e criação de novas amizades.

Recomendo a todos um site chamado My Language Exchange, que permite encontrar parceiros de aprendizado. Funciona assim: se quero aprender espanhol, inglês ou russo, procuro alguém que fale uma dessas línguas fluentemente e que queira aprender português. Então eu e este novo colega ajudamos um ao outro a praticar as respectivas línguas. É um pen-pal da era da Internet.

Enquanto escrevo este post, encontrei 420 pessoas que falam Mandarim querendo aprender português neste site. Isso é mais que a quantidade de nativos da língua portuguesa procurando colegas que falam Mandarim: 332!

Infelizmente o método tem algumas desvantagens:
- o site não possui uma interface em português
- o site é pago se você deseja iniciar um contato (ainda que não seja caro)
- a menos que sejam estudantes avançados, os dois parceiros devem conhecer uma 3ª língua comum (como inglês para permitir a conversação e estudo)

Através deste site, eu mesmo fiz um amigo, um chinês chamado Northmann. Até hoje nos comunicamos via Skype – ele fala ou escreve em português e eu em chinês. Qualquer disparate é prontamente corrigido. Quando a coisa fica complicada, nos comunicamos em inglês, mas pouco a pouco ambos estamos melhorando.

Assim que por experiência própria recomendo fazer uso dessas oportunidades de aprendizado de chinês através de um intercâmbio com chineses que querem aprender português. Eles existem e não são poucos!

2 comentários:

  1. PARABENS pelo blog!
    Informacoes muitissimos uteis e historias realmente verdadeiras!
    Recentemente, mudei-me do Brasil para Hong Kong e comecei a estudar mandarim. Sim, dificil demais...
    Estou sentindo na "pele" tudo isso.
    Suas palavras me motivaram e me deram forca para persistir!
    Obrigada por compartilhar suas experiencias e tornar minha vida mais facil por aqui! :)

    ResponderExcluir
  2. PARABENS pelo blog!
    Informacoes muitissimos uteis e historias realmente verdadeiras!
    Recentemente, mudei-me do Brasil para Hong Kong e comecei a estudar mandarim. Sim, dificil demais...
    Estou sentindo na "pele" tudo isso.
    Suas palavras me motivaram e me deram forca para persistir!
    Obrigada por compartilhar suas experiencias e tornar minha vida mais facil por aqui! :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!