quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Dialetos da China

Uma pergunta freqüente dos colegas que querem se aventurar a aprender chinês é a respeito de que dialeto aprender. Mandarim é o nome do dialeto mais falado, além de ser o idioma oficial chinês, sendo por exemplo usado em situações comerciais. Assim que, exceto se você tiver uma necessidade específica para aprender outro dialeto, aprenda Mandarin.

Além do Mandarim, existem vários outros dialetos, e a comunicação entre pessoas que falam dialetos diferentes é muito difícil, pois a pronúncia é totalmente diferente. É bem pior que a diferença entre português e espanhol ou português e italiano, por exemplo. Um chinês de Pequim um chinês de Xangai não conseguem se comunicar em seus dialetos locais, tendo que recorrer à escrita.

De todas formas, hoje os chineses estudam Mandarim na escola, assim que ao aprender este dialeto, será mais fácil comunicar-se com qualquer chinês, não importa de que parte da China ele vem. Sem saber Mandarim, normalmente a alternativa de comunicação é o inglês.

O mandarim é falado na região de Pequim; o cantonês (yue) falado em Hong Kong, o xangaiês na região de Xangai, o taiwanês, falado em Taiwan; o sichuanês, falado no centro da China (região de Sichuan e Chongqing); e o hakka, falado na porção mais ocidental da China, próxima à fronteira com o Afeganistão.

Neste site tem um mapa muito interessante, que mostra onde os dialetos nativos são falados. Ao aprender Mandarim, você poderá se comunicar diretamente com nativos da região vermelha (Northern Mandarin).

Uma coisa muito interessante acontece na China. Apesar de existirem vários dialetos, totalmente diferentes quando falados, chineses que não saibam mandarim ou inglês ainda assim poderão se comunicar por escrito, pois a língua escrita é a mesma (pelo menos entre os principais dialetos). É isso mesmo, os caracteres tem essa função de unir esse povo e essa é uma das principais razões pela qual eles não são abolidos.

Para quem tiver interesse em conhecer mais a respeito da história da escrita chinesa, achei que este site tem uma explicação bacana.

7 comentários:

  1. Deu pra notar uma sutil diferença quando passei por Hong Kong, aliás, em uma das lojinhas de presentes eu comprei cartões com nomes de alguns amigos escrito em chinês (provavelmente cantonês), o que me leva a pensar: como a pronúncia muda é possível que os nomes estrangeiros em chinês precisem de uma combinação de caracteres diferente para cada dialeto?

    ResponderExcluir
  2. Oi Ronaldo,
    Certamente os cartões que você viu estavam em caracteres tradicionais que são ainda usados em Hong Kong e Taiwan. Considerando que cada caracter tem um equivalente simplificado e tradicional, a pronúncia muda, mas o significado não.
    Será parecido com a diferença entre Carlos em português e Charles em inglês, em significado nenhuma mas em pronúncia sim.

    ResponderExcluir
  3. Muito Interessante este Post!!!

    Respondendo à sua pergunta do Post anterior eu moro em Lisboa e estou a estudar Chinês aqui numa universidade que tem cursos de línguas estrangeiras.

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlota,
    Fico muito contente com suas visitas ao site, nos prestigiando.
    Já que você está gostando de "O Mandarin", gostaria de oferecer a você um artigo. O que você gostaria que eu pesquisasse a respeito da língua ou cultura chinesa? Pesquisarei este fim de semana e publicarei semana que vem.

    ResponderExcluir
  5. Moro no Brasil, estou prestes a ir a Pequim, irei começar o 2° Ano do Ensino Médio, mas não sei falar uma palavra em Madarim, gostaria de saber se o esquema de ensino em Pequim é igual ao do Brasil e como posso aprender um pouco do idioma o mais rápdo possível, em menos de 1 mês, para poder me cmomunicar na escola, quando chegar em Pequim?

    ResponderExcluir
  6. Oi, eu quero aprender o chinês...
    Despertou em mim, uma vontade doida de aprender o chinês, não sei porquê, mas sempre tive adimiração por essa cultura, despertada graças a Bruce Lee quando era ainda uma criança de 6 - 7 anos, mas nunca perdi esse interesse, não conheço muito sobre a China, cultura e etc, eu descidi de aprender a falar e escrever essa lingua, é como realizar un sonho. Eu tenho conhecimentos básicos no Alemão, falo italiano, tenho conhecimentos básicos no Inglês e espanhol. Tenho apenas um problema, preciso de um programa para poder ver as escritas originais, não esses quadradinhos, não poso impostar o meu pc porquê perdi o cd da windows, todas as vezes que tento impostar me pede de inserir o cd, gostaria de achar um método para poder ler os caracteres chinês...
    Um outro problema é que tenho uma professora de Chines que diz de não saber o que é o Mandarin, que ela sabe o chinês, como isso é possível? Tenho meu curso parado uma semana porque não consigui esclarecer isso nem aquilo!
    Agradeço desde já pela a vossa atenção...
    Codialmente
    Minna

    ResponderExcluir
  7. Ta muito joia esse site, dá para entender tudo direitinho, espero que vocês continuem assim, e que vocês coloquem coisas ou novidades novas, para que o site vá ficando cada vez melhor!
    E se vocês melhorarem eu posso acabar fazendo todas as minhas pesquisas aqui neste site!
    Bom, quero dizer que se vocês querem o meu voto, é 10!
    Beijos, tudo de bom para vocês, que vocês recebam, mais e mais comentários bons em relação ao site!
    Não conheço vocês, mas sei que eu posso dizer...
    ...ADORO MUITO VOCÊS s2...
    ...sei que eu posso confiar em vocês, e que posso ter segurança ao estar dizendo isso!
    Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!